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Documento metodológico 292 - Inquérito ao Transporte Rodoviário de Mercadorias
Versão 5
Vigência Não vigente
  • Documento metodológico
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Subtema 171210 - Transportes terrestres
Entidade responsável I000932 - Serviço de Estatísticas Sectoriais das Empresas
Nota introdutória O Inquérito ao Transporte Rodoviário de Mercadorias (ITRM) é realizado desde 1987 e tem por principal objetivo a recolha de dados sobre o tráfego de mercadorias por estrada e as suas principais características (capacidade e grau de utilização do parque nacional de veículos, fluxos de tráfego e natureza das mercadorias). Com este inquérito pretende-se observar o transporte de mercadorias (nacional e internacional), por estrada, efetuado por veículos automóveis pesados de mercadorias - camiões e tratores, de matrícula nacional. O ITRM, cujo âmbito geográfico é o Continente, realiza-se por amostragem, sendo a unidade estatística de observação o ¿veículo pesado de mercadorias, ou seja, camiões e tratores rodoviários matriculados em Portugal e licenciados para a atividade transportadora quando aplicável. O período de inquirição é de 13 semanas (91 dias) para cada trimestre, sendo necessário garantir uma representatividade trimestral para todas as variáveis. Com a informação produzida, o INE dá resposta às solicitações do Regulamento (UE) 70/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de janeiro, relativo ao levantamento estatístico dos transportes rodoviários de mercadorias, das entidades públicas e privadas relacionadas com o setor dos Transportes, assim como a necessidades internas de informação, designadamente do Departamento de Contas Nacionais. Este inquérito tem sofrido algumas reformulações de forma a dar resposta às novas necessidades que surgiram, no âmbito do Eurostat. A 1 de janeiro de 1999, entrou em vigor o Regulamento (CE) Nº 1172/98, do Conselho de 25 de maio de 1998, tendo-se procedido em 2003 a alterações no domínio da metodologia de recolha e transmissão de dados, com vista ao cumprimento dessa exigência legal. É ainda de assinalar a alteração metodológica introduzida em 2004. Com efeito, até 2003 os resultados eram apurados segundo o estrato inicial dos veículos. A partir de 2004 o apuramento da informação passou a ser efetuado segundo o estrato final de cada veículo, desde que os veículos tivessem registado movimento de mercadorias no período de referência. No ano de 2008, o DMet foi atualizado para acomodar a revisão das nomenclaturas: Em 2015 um grupo de trabalho interdepartamental aprovou um conjunto de melhorias a implementar no ITRM, nomeadamente: ajustamento de alguns critérios de seleção para a constituição do universo de veículos e a criação da base de amostragem. Procedeu-se igualmente à revisão do suporte de recolha (questionário) e da metodologia de cálculo das estimativas anuais. Em 2020 procedeu-se à revisão dos critérios de definição do âmbito do inquérito, redução da dimensão da amostra e eliminação de algumas variáveis do questionário (no quadro 3, relativas ao transporte em outros meios de transporte e quadro 2, referentes ao tipo e consumo de combustíveis no transporte). A alteração das NUTS em Portugal (para NUTS 2024) alteram o processo de estratificação do inquérito e as desagregações de informação divulgada. Estas alterações motivam a presente versão 5.0 do documento metodológico do ITRM.
Periodicidade Trimestral
Tipo de operação estatística Inquérito Amostral
Tipos de fonte de informação Fonte direta
Fonte não-direta - Fonte administrativa
Documento Download 2744
Tipo da documentação metodológica Documento Metodológico 2011
Tipo de objeto a documentar Operações estatísticas
Operação estatística Inquérito ao Transporte Rodoviário de Mercadorias (ITRM)
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