Nota introdutória
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Este inquérito dá sequência ao Inquérito de Acompanhamento a Ex-formandos de Ações de Formação Profissional Cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu, cujo início data de 1993 e que inicialmente foi adaptado do inquérito realizado no Continente pelo Departamento de Estatística do então Ministério de Emprego e Segurança Social, tendo em atenção a realidade regional. Procedeu-se à adaptação do inquérito lançado em 2003 (para os ex-formandos que concluíram ações em 2001), tendo por objetivo responder a necessidades regionais em matéria de avaliação de medidas destinadas aos jovens e às exigências crescentes que se colocam ao processo avaliativo a nível das intervenções do Fundo Social Europeu para o período 2000-2006.
Desde 1993 foram realizadas 16 operações estatísticas idênticas, todas elas com o mesmo objetivo: avaliar o impacte das ações de formação na situação sócio profissional dos ex-formandos.
Em 2009, o inquérito continha um Módulo piloto anexo, a aplicar especificamente aos beneficiários de Cursos de Educação e Formação. Este módulo tinha por objetivo, servir de base à reformulação do questionário a lançar em 2010. Como tal, o questionário serviu de base à recolha ao inquérito no ano de 2010, possuiu algumas alterações no capítulo 3 Formação Escolar / Profissional) e no capítulo 4 (Situação após o curso), resultantes da aplicação do módulo piloto no ano de 2009. Estas alterações manter-se-ão no ano 2013.
A versão 2.2 do documento metodológico foi motivada pela entrada em vigor da Classificação Portuguesa das Profissões 2010.
A versão 3.0 do documento metodológico advém da necessidade de contemplar novas realidades na situação profissional dos ex-formandos antes e após o curso, uma vez que há cada vez mais abrangidos pelo inquérito a continuar o processo ensino/formação e/ou a manter trabalhos que já tinham anteriormente.
A apresentação da versão 3.1 é motivada por alterações a o nível das variáveis de observação.A versão 4.0 advém da necessidade de redução de custos da recolha de informação, fazendo chegar aos formandos o questionário por via eletrónica (e-mail), mantendo-se igualmente a possibilidade de resposta, em suporte de papel.
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