Nota introdutória
|
É amplamente reconhecido que o crescimento sustentado das economias baseadas na competitividade e no saber depende largamente do nível educacional dos seus agentes. Os recursos humanos com formação avançada, nomeadamente os doutorados, são a principal fonte de produção do conhecimento e das atividades de investigação, elementos-chave destas novas economias.
O número de doutorados tem vindo a crescer substancialmente em todos os países da União Europeia, pelo que a produção de indicadores sobre este segmento da população seja considerada muito importante. De facto, é relevante habilitar os decisores públicos e privados com informação que permita conhecer e monitorizar a situação relativa a este grupo.
O inquérito aos Doutorados pretende recolher informação sobre três grandes vertentes: a formação avançada,a atividade profissional, a mobilidade (profissional e internacional) dos doutorados, bem como a sua produção científica. a população alvo desta operação estatística são todos os doutorados com idade inferior a 70 anos residentes em Portugal a 31 de dezembro do ano de referência. |