Contexto
|
A informação publicada neste indicador é parte de um indicador compósito desenvolvido ao nível da UE, no contexto do Digital Single Market strategy, cuja metodologia de cálculo foi revista em 2021.
Este indicador compósito baseia-se num conjunto de atividades relacionadas com a utilização Tecnologias da Informação e da Comunicação, agrupadas em 5 áreas (informação e literacia de dados, comunicação e colaboração, criação de conteúdo digital, segurança, resolução de problemas). Para cada uma destas cinco áreas (dimensões) são calculados dois níveis de competências ("básico" e "acima do básico"), posteriormente considerados no cálculo do indicador global de competências digitais (com 6 níveis de competências: "sem competências", "limitado", "reduzido", "baixo", "básico" ou "acima do básico").
Na definição deste indicador global de competências digitais está o pressuposto de que os indivíduos que realizaram certas atividades possuem as competências correspondentes, e desta forma, os indicadores associados podem ser considerados como aproximação das competências digitais dos indivíduos.
|