Nota introdutória
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A operação estatística Inquérito à Educação e Formação de Adultos (IEFA) na sua edição de 2022 surge na sequência das operações estatísticas já realizadas em 2007, 2011 e 2016, e visa contribuir para a consolidação de um sistema de informação estatístico europeu em educação e aprendizagem ao longo da vida.
Esta operação estatística resulta da necessidade de desenvolver e consolidar uma base de conhecimento nacional e internacional e uma infraestrutura estatística acerca da aprendizagem e da educação e formação da população adulta.
O tema principal do inquérito respeita à participação dos adultos na educação, na formação e na aprendizagem ao longo da vida. Toma-se em consideração a participação em qualquer tipo de atividade de aprendizagem, incluindo atividades de ensino/aprendizagem informais, para além da participação dos adultos em atividades de educação formal e não formal.
É apresentada uma nova versão do documento metodológico referente a esta operação estatística pelos seguintes motivos:
- Alteração do suporte de recolha de informação (reformulação de algumas questões, introdução de novas e eliminação de outras) em linha com o definido no Regulamento Delegado (UE) n.º 2021/859, de 4 de fevereiro de 2021, para a operação de 2022;
- Alteração do método de recolha - nas três edições anteriores, a recolha do IEFA foi exclusivamente presencial (CAPI); para e edição de 2022 optou-se pela utilização de dois modos de recolha - recolha por preenchimento via web (CAWI) e recolha por entrevista telefónica (CATI). A adoção dos modos de recolha mistos é a que melhor se coaduna com a diversidade de perfis dos respondentes, podendo estes optar pelo modo que melhor se lhes adequa;
- Alterações ao nível do desenho amostral, nomeadamente a definição de novos requisitos de precisão para o dimensionamento da amostra, incremento de fatores de compensação para as não respostas e seleção do número máximo de dois respondentes em cada agregado doméstico, em linha com as diretrizes europeias. |