SMI

Documento metodológico 695 - Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente em Portugal (ICOT)
Versão 2.0
Vigência Vigente
Subtema 111013 - Pobreza e desigualdade económica
Entidade responsável I000847 - Serviço de Estatísticas do Mercado de Trabalho
Nota introdutória O Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente surge na sequência dos resultados do inquérito piloto (2021) que apoiaram a elaboração de um questionário mais completo a ser adotado na operação estatística principal, o INE desenvolveu uma proposta de questionário final sobre as temáticas da origem, pertença, trajetórias e discriminação a implementar à escala nacional, submetida a consulta a especialistas da área de estudo e, ainda, apresentada e sujeita a debate no Conselho Superior de Estatística ¿ Secção Permanente de Estatísticas Sociais. Desta consulta externa e após debate interno resultou a versão final do Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente. O objetivo central do ICOT é melhorar o conhecimento sobre a diversidade da população residente em Portugal, com enfoque na sua pertença/identificação étnica, trajetórias geracionais e condições de vida objetivas. Este inquérito tem uma natureza multidimensional, visando caracterizar tanto quanto possível essa diversidade e possibilitar, em consequência, a exploração analítica entre as diferentes características da população e a vivência de experiências de discriminação em diversos domínios. Efetivamente, pretende-se avaliar as condições de vida nas suas múltiplas expressões, como sejam o acesso e a qualidade do emprego, saúde, educação, habitação, mobilidade, redes de socialização.
Periodicidade Não periódica
Tipo de operação estatística Inquérito Amostral
Tipo de fonte de informação Fonte direta
Documento Download 2684
Tipo da documentação metodológica Documento Metodológico 2011
Tipo de objeto a documentar Operações estatísticas
Operação estatística Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População

Para melhor visualização desta aplicação recomendamos o uso do Internet Explorer, do Firefox ou do Google Chrome (Ignorar Recomendação).