Nota introdutória
|
O Inquérito aos Custos de Contexto das Empresas decorre da necessidade, identificada por utilizadores externos ao INE, de conhecer este tipo de custos, que podem constituir barreiras à atividade das empresas não financeiras.
Por custos de contexto entendem-se os que correspondem a efeitos negativos decorrentes de regras, procedimentos, ações e/ou omissões "que prejudicam a atividade das empresas e que não são imputáveis ao investidor, ao seu negócio ou à sua organização".
Nesta nova edição 2021, foi criado um novo módulo designado - Custos de Contexto associados à Pandemia Covid-19, que pretende identificar em que medida o acesso às medidas governativas de apoio às empresas, durante a Pandemia Covid-19 foi ou não um obstáculo ao exercício da atividade da empresa. Procura-se aferir em que medida as decisões de confinamento decorrentes da Pandemia Covid-19 afetaram os obstáculos ao exercício da atividade da empresa, em que medida a prestação remota de serviços à empresa terá mitigado ou ampliado este efeito e em que medida as ações de adaptação levadas a cabo pela empresa tiveram efeito sobre os obstáculos. Foram ainda introduzidas, no módulo 8 - Barreiras à internacionalização, novas categorias respeitantes à importação e exportação de serviços, bem como à atividade de estabelecimentos e empresas filiais no estrangeiro. Foram eliminadas de todos os módulos as questões relativas à perceção que as empresas tinham de evolução nos últimos 3 anos, dado que esta informação pode ser obtida por comparação com os resultados da edição anterior. |