Nota introdutória
|
Antes da entrada de Portugal na Comunidade Europeia (CEE), existia já alguma informação sobre preços dos meios de produção na agricultura como, por exemplo, informação publicada em 1962, de preços de adubos e fertilizantes. No entanto, tornou-se necessário alargar o número de meios de produção a monitorizar, assim como proceder à definição de uma metodologia, harmonizada com os outros Estados Membros (EM), para a recolha e tratamento da informação.
Em 1991 iniciaram-se os estudos que tinham como objetivos a inventariação dos meios de produção mais relevantes na agricultura portuguesa, a identificação das fontes mais bem colocadas para o fornecimento de informação e a definição da metodologia a adotar.
Atendendo à heterogeneidade dos meios de produção a acompanhar (meios de consumo corrente e meios de investimento), foi necessário proceder à realização de um inquérito para alguns meios de produção. O Inquérito trimestral aos preços dos meios de produção na agricultura, de âmbito geográfico Continente, visa responder a esta necessidade. |