Nota introdutória
|
Esta operação estatística insere-se na produção corrente das estatísticas agrícolas e visa obter mensalmente, junto dos matadouros, informação sobre o abate de aves e coelhos (nº de cabeças abatidas e peso limpo) aprovados para consumo público a nível nacional. Outro objetivo é a obtenção de dados necessários ao cálculo de produção de carne para as principais espécies avícolas em Portugal (galináceos, perus, patos, codornizes) e para os coelhos.
O primeiro inquérito realizou-se em Janeiro de 2001, tendo sido integrado na aplicação informática já existente para outros inquéritos agrícolas por via postal.
A partir desta data manteve-se sem alteração, e após um período de estabilização da recolha de informação, teve início em 2002 a divulgação anual de dados e a partir de Janeiro de 2005 a sua difusão mensal, decorrente da necessidade manifestada por utilizadores, tanto a nível nacional como internacional.
Em 2012 esta operação estatística é integrada no Sistema Global de Gestão de Inquéritos para inquéritos por autopreenchimento (SIGINQ-IAP) do INE. O questionário foi reformulado para ajustamento à recolha por via eletrónica (questionário Web).
Em 2019 foram realizadas alterações do inquérito em função do processo de reestruturação da legislação comunitária em curso (Statistics on Agricultural Input/Output - SAIO), que prevê a recolha de informação relativa à produção deste sector em Modo de Produção Biológico (MPB).
|