Nota introdutória
|
O Inquérito Anual à Produção Industrial (IAPI) constitui uma operação estatística de periodicidade anual, de âmbito nacional.
A recolha é feita maioritariamente por formulário eletrónico a empresas que, a título principal ou secundário, desenvolvem uma atividade enquadrável nas secções B - Indústrias Extrativas, C - Indústrias Transformadoras ou D - Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio da CAE-Rev.3. O questionário é personalizado consoante a atividade económica de cada empresa.
Por força da legislação comunitária que lhe serve de enquadramento, este inquérito integra a metodologia comunitária estabelecida para as estatísticas da produção, contemplando ainda necessidades específicas de informação a nível nacional, mediante a desagregação da lista de produtos comunitária, com a adoção de subposições nacionais, consideradas indispensáveis para o adequado conhecimento da produção industrial do País.
A nova versão do Documento Metodológico (2.1) atualiza a legislação comunitária subjacente à operação estatística, as classificações utilizadas e os produtos de difusão associados. |