Nota introdutória
|
O Inquérito Anual à Produção Industrial (IAPI) constitui uma operação estatística de periodicidade anual, de âmbito nacional.
A recolha é feita maioritariamente por formulário eletrónico a empresas que, a título principal ou secundário, desenvolvem uma atividade enquadrável nas secções B - Indústrias Extrativas, C - Indústrias Transformadoras ou D - Eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio da CAE-Rev.3. O questionário é personalizado consoante a atividade económica de cada empresa.
Por força da legislação comunitária que lhe serve de enquadramento, este inquérito integra a metodologia comunitária estabelecida para as estatísticas da produção, contemplando ainda necessidades específicas de informação a nível nacional, mediante a desagregação da lista de produtos comunitária, com a adoção de subposições nacionais, consideradas indispensáveis para o adequado conhecimento da produção industrial do País.
A nova versão 2.2 do DMet reflete a alteração efetuada no questionário e respetivo formulário eletrónico a disponibilizar em 2025, para a recolha do IAPI 2024. Esta alteração visa uma recolha dos dados de forma mais direcionada, organizada e apelativa para o respondente. Os blocos terão por base o tipo de produção (conta própria, subcontratação, conta alheia ou prestação de serviços). Salienta-se também a alteração ao nível da pesquisa/seleção de produtos, disponibilizando várias formas de pesquisa (por código de Nomenclatura Combinada, por palavra-chave, por NACE, etc.), limitando a lista aos produtos com os 3 primeiros dígitos da(s) CAE de inquérito associada(s) à empresa. Os respetivos blocos das matérias-primas e fontes energéticas foram também alvo de reorganização e de melhorias. Esta alteração visa também melhorar o reporte da produção por conta própria e subcontratada, para o cumprimento integral dos requisitos definidos no Regulamento (UE) 2019/2152, de 27 de novembro, e no Regulamento de Execução (UE) 2020/1197 da Comissão, de 30 de julho de 2020. |