Ir para o Conteúdo
  • Interface:
  • pt
  • EN
  • Conteúdo
  • PT
  • EN
  • Tem conta? Login
INE - Statistics Portugal
INE - Statistics Portugal
| Pesquisa avançada
  • Geral
    • Ligações
    • Documentação Genérica
  • Conceitos
    • Conceitos por tema
    • Conceitos
    • Sistemas concetuais
    • Siglas, acrónimos e abreviaturas
  • Classificações
    • Versões por tema
    • Famílias
    • Classificações
    • Versões
    • Grupos
    • Correspondência de versões
    • Índices
  • Documentação metodológica
    • Documentação metodológica por tema
    • Documentação metodológica
  • Variáveis
    • Variáveis por tema
    • Variáveis
    • Indicadores
  • Suportes de recolha
    • Suportes de recolha por tema
    • Suportes de recolha
  • SMI /
  • Módulo documentação metodológica /
  • Documentação metodológica /
  • Detalhe do documento metodológico
Help

SMI

Documento metodológico 126 - Inquérito Piloto dos Censos 2011 - XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação
Versão 1
Vigência Não vigente
  • Documento metodológico
  • Objetos relacionados
Subtema 111514 - Censos da população
Entidade responsável I000663 - Gabinete Censos 2001
Nota introdutória Os XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral da Habitação, abreviadamente designados por Censos 2011, dão continuidade à série estatística mais longa e consistente sobre a população e habitação. Desde 1864 que Portugal realiza o recenseamento da população de forma harmonizada com as recomendações internacionais e desde 1970, que os recenseamentos da população e habitação são executados em simultâneo. O Programa de Acção dos Censos 2011, contempla a realização de um conjunto de operações experimentais que irão permitir testar, com a antecedência adequada, diferentes opções técnicas e metodológicas. O programa de operações experimentais, dos Censos 2011, prevê a realização de duas operações teste e um inquérito piloto. O 1º teste dos Censos 2011 decorreu entre Março e Junho de 2008 e teve como principais objectivos: ¿ Testar o desenho e organização dos questionários; ¿ Testar a recolha de dados através da Internet (e-censos); ¿ Testar a qualidade do ficheiro de endereços e avaliar em que medida a disponibilidade de uma listagem de alojamentos favorece o trabalho de campo e a organização da operação. O 2º teste dos Censos 2011 decorreu entre Abril e Junho de 2009 e teve como objectivos: ¿ Testar o desenho e organização dos questionários; ¿ Testar os modelos auxiliares e outros instrumentos de comunicação e esclarecimento da população; ¿ Testar a recolha de dados através da Internet (e-censos); ¿ Testar o sistema de tratamento dos questionários em caderno, através de leitura óptica; ¿ Avaliar o modelo organizativo e estimar os meios; ¿ Testar o envolvimento das autarquias locais (Juntas de freguesia/Câmaras Municipais); ¿ Testar o sistema informático associado à organização da recolha, controlo e avaliação da qualidade; ¿ Testar o sistema informático na componente de integração das bases de dados provenientes da leitura óptica e do e-censos; Documento Metodológico - Inquérito Piloto dos Censos 2011 5 ¿ Testar o registo local dos questionários; ¿ Avaliar o sistema remuneratório. O presente documento define os objectivos, a metodologia e o planeamento associados à realização do Inquérito Piloto dos Censos 2011.
Periodicidade Não periódica
Tipo de operação estatística Inquérito Amostral
Tipo de fonte de informação
Documento Download 531
Tipo da documentação metodológica Documento Metodológico 2005
Tipo de objeto a documentar Operações estatísticas
Operação estatística Inquéritos de teste dos Recenseamentos da População e Habitação (Censos)
Imprimir Voltar
 
 

© Instituto Nacional de Estatística


Para melhor visualização desta aplicação recomendamos o uso do Internet Explorer, do Firefox ou do Google Chrome (Ignorar Recomendação).