Nota introdutória
|
O Inquérito Comunitário à Inovação, designado por "CIS" (sigla da operação no âmbito do Eurostat: Community Innovation Survey) é uma operação estatística bienal, sendo o principal levantamento estatístico (obrigatório para os Estados-membros da UE) sobre inovação nas empresas.
As operações CIS têm por base o quadro conceptual previsto no Manual de Oslo e as recomendações metodológicas do Eurostat, cumprindo ainda com as orientações emanadas da regulamentação da Comissão Europeia (nomeadamente o regulamento da UE n.º 995/2012) e das decisões do Parlamento e do Conselho Europeu, para a produção e desenvolvimento de estatísticas de Inovação harmonizadas entre os Estados-Membros. Portugal participa nas inquirições CIS desde a sua primeira edição, realizada em 1991 - 1992.
O CIS é uma operação estatística da responsabilidade do INE e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) / Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), de acordo com o protocolo de delegação de competências do INE.
A apresentação desta nova versão do Documento Metodológico - 6.0 - foi motivada, entre outros aspetos, por alterações efetuadas no instrumento de notação/questionário.
|