Nota introdutória
|
As Estimativas Anuais de Emigração são um estudo estatístico de âmbito nacional que se realiza anualmente, e tem como fonte de informação os dados produzidos pela operação estatística "Inquérito aos Movimentos Migratórios de Saída" (IMMS) .
A necessidade de informação de natureza demográfica, nomeadamente sobre os fluxos migratórios internacionais de saída do território nacional (emigração), reveste-se de particular relevância, quer para determinação dos volumes anuais dos fluxos emigratórios e a sua caracterização, quer enquanto input essencial para a produção das "Estimativas Anuais da População Residente" e das "Estimativas Mensais de População Residente". A partir do ano de referência de 2008 foi necessário dar resposta ao Regulamento (CE) n.º 862/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de julho de 2007, na sua redação atual, relativo às estatísticas comunitárias sobre migração e proteção internacional, que determina a transmissão ao EUROSTAT de informação sobre o número de emigrantes permanentes por grupos de nacionalidades, por idade, por sexo e por grupos de países da futura residência habitual, nos termos da alínea b) do ponto 1 do Artigo 3.º.
Esta nova versão do Documento Metodológico é motivada pelo facto de a partir do ano de referência 2011 terem passado a ser divulgados indicadores respeitantes aos emigrantes temporários. |