Subtema
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131111 - Procura de bens e serviços |
Entidade responsável |
I000855 - S de Contas Trimestrais e Análise de Conjuntura
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Nota introdutória
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Os Inquéritos Qualitativos de Conjuntura são considerados elementos indispensáveis para apreciar e apreender os aspetos não quantificáveis da economia e para minimizar os impactos da obtenção ex post dos dados estatísticos. Adicionalmente, estes inquéritos são importantes para detetar momentos de viragem no ciclo económico e como complemento às estatísticas oficiais, disponíveis apenas com algum desfasamento.
O Inquérito de Conjuntura aos Serviços Prestados às Empresas foi lançado com uma periodicidade trimestral em 1992, passando a mensal em abril de 1997. Com a extensão das atividades cobertas a partir de abril de 2001, passou a designar-se Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Serviços (ICS).
Esta operação estatística enquadra-se no Programa Europeu de Produção de Inquéritos Qualitativos da responsabilidade da Comissão Europeia - Direção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (CE - DG-ECFIN), à qual são fornecidos desde 1997 os resultados ao abrigo do contrato de subvenção assinado entre o INE e aquela entidade.
A elaboração de uma nova versão do documento metodológico resulta da necessidade de lançamento de uma nova amostra, que se enquadra nas atualizações periódicas que o INE faz nas amostras de operações estatísticas por inquirição direta.
De assinalar que durante o período compreendido entre maio de 2021 e abril de 2022, será assegurada a dupla inquirição das amostras antiga (modelo descrito na versão 3.1 do documento metodológico) e nova, com o intuito de permitir a construção de séries longas para divulgação nacional e para envio à CE-DG-ECFIN. |
Periodicidade
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Mensal |
Tipo de operação estatística
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Inquérito Amostral |
Tipo de fonte de informação |
Fonte direta
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Documento
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Tipo da documentação metodológica
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Documento Metodológico 2011 |
Tipo de objeto a documentar
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Operações estatísticas |
Operação estatística
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Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Serviços |