Nota introdutória
|
Os Inquéritos Qualitativos de Conjuntura são considerados elementos indispensáveis para apreciar e apreender os aspetos não quantificáveis da economia e para minimizar os impactos da obtenção ex post dos dados estatísticos. Adicionalmente, estes inquéritos são importantes para detetar momentos de viragem no ciclo económico e como complemento às estatísticas oficiais, disponíveis apenas com algum desfasamento.
O Inquérito Qualitativo de Conjuntura à Indústria Transformadora (ICIT) enquadra-se no Programa Europeu de Produção de Inquéritos Qualitativos da responsabilidade da Comissão Europeia - Direção Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (CE - DG-ECFIN), à qual são fornecidos desde 1989 (embora a série disponível tenha início em 1987) os resultados ao abrigo do contrato de subvenção assinado entre o INE e aquela entidade.
A elaboração de uma nova versão do documento metodológico resulta da necessidade de lançamento de uma nova amostra, que se enquadra nas atualizações periódicas que o INE faz nas amostras de operações estatísticas por inquirição direta.
De assinalar que durante o período compreendido entre maio de 2021 e abril de 2022, será assegurada a dupla inquirição das amostras antiga (modelo descrito na versão 3.1 do documento metodológico) e nova, com o intuito de permitir a construção de séries longas para divulgação nacional e para envio à CE-DG-ECFIN. |