Nota introdutória
|
As Estatísticas do Leite e Produtos Lácteos inserem-se na produção corrente das Estatísticas Agrícolas, incluindo duas operações: o Inquérito Anual à Recolha, Tratamento e Transformação do Leite e o Inquérito Mensal ao Leite de Vaca e Produtos Lácteos.
O Inquérito Anual à Recolha, Tratamento e Transformação do Leite tem como principal objetivo obter informação anual, junto das empresas que procedem à recolha e /ou transformação de leite, sobre a quantidade de leite recolhido e produtos lácteos fabricados pela indústria de lacticínios nacional. Outro objetivo é a obtenção de dados necessários ao cálculo da produção de leite de vaca. O inquérito anual é dirigido a todo o sector (inclui leites de vaca, ovelha e cabra).
Esta operação é obrigatória a nível comunitário desde 1986, ano a partir do qual se realizaram os primeiros inquéritos de acordo com os requisitos da legislação Comunitária em vigor. Em 1990 foi concebida uma aplicação informática para esta operação, e em 1995 foi incluída na aplicação informática criada para os inquéritos agrícolas por via postal.
Ao longo da existência desta operação, os instrumentos de notação utilizados têm vindo a sofrer adaptações suscitadas por um lado pela atualização da legislação comunitária e/ou nacional, por necessidades de harmonização com outras operações estatísticas ou necessidades manifestadas pelos utilizadores.
Em 1996 foi realizada uma reestruturação do inquérito anual, em que um dos objetivos foi a harmonização com a lista comunitária de produtos ¿PRODCOM¿, de forma a permitir a máxima comparabilidade e aferição de resultados com outros inquéritos à indústria de lacticínios, nomeadamente com o Inquérito de Ramo à Agro-indústria.
Os dados de Estatísticas do Leite e produtos lácteos relativos ao Inquérito Anual à Recolha, Tratamento e Transformação do Leite (todos os leites) são divulgados anualmente.
Em 2012 esta operação estatística foi integrada no Sistema Global de Gestão de Inquéritos para inquéritos por autopreenchimento (SIGINQ-IAP) do INE. O questionário foi reformulado para ajustamento à recolha por via eletrónica (questionário Web).
Em 2019 foram realizadas alterações do inquérito em função do processo de reestruturação da legislação comunitária em curso (Statistics on Agricultural Input/Output - SAIO), que prevê a recolha de informação relativa à produção deste sector em Modo de Produção Biológico (MPB).
|