Nota introdutória
|
Nos anos mais recentes intensificaram-se as análises sobre o mercado da habitação e a procura de estatísticas oficiais sobre esta temática.
O Eurostat tem vindo a desenvolver com os Estados-membros, instrumentos estatísticos para a análise da evolução do mercado imobiliário, nomeadamente da habitação.
A problemática do acesso à habitação a preços acessíveis é também tema central da política de habitação a nível nacional, designadamente, no que se refere ao mercado de arrendamento.
A Secretaria de Estado da Habitação (2017) salienta a necessidade de disponibilização de informação rigorosa, de fácil acesso e a uma escala territorial adequada para a identificação das dinâmicas do mercado de arrendamento nos diferentes territórios.
É neste contexto que o INE iniciou em 2017, um estudo para a produção regular de Estatísticas de Rendas da Habitação ao nível local (ERHab_Local), beneficiando do acesso a informação de natureza fiscal através de um protocolo com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). |