Nota introdutória
|
Os Censos 2021 representam o XVI Recenseamento da População e o VI Recenseamento da Habitação.
Com base nos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos, preconiza-se que o modelo censitário, a adotar em 2021, assente em 4 eixos principais:
- O modelo de distribuição passa a assentar no Ficheiro Nacional de Alojamentos (FNA). A população irá receber pelo correio uma carta com um código de acesso para resposta aos Censos 2021.
- Internet como primeiro canal de resposta aos Censos;
- Realização do trabalho de campo com recurso a dispositivos móveis e uso de tecnologias de informação e de comunicação (redução de procedimentos e de papel);
- Utilização de informação administrativa para apoiar a recolha, o tratamento da informação e o controlo de qualidade. Reutilização de informação para pré-preenchimento dos questionários e redução da carga estatística.
O calendário de preparação dos Censos 2021 contempla a realização de dois testes de campo, em 2018 e 2019, e um inquérito piloto em 2020. Em 2016 foi realizado um pré¿ teste.
O Teste Censos 2018 realiza-se em abril de 2018. Os moldes de desenvolvimento deste teste são documentados nesta nova versão do documento metodológico. |