Nota introdutória
|
Em novembro de 2014, o INE iniciou a divulgação de Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego (mês de referência: outubro de 2014). Estas estimativas correspondem a médias móveis de três meses (trimestres móveis) centradas e integram uma projeção para o último mês do trimestre móvel mais atual.
Com o objetivo de diminuir o nível das revisões obtidas para as estimativas provisórias, o INE desenvolveu trabalhos, ao longo do último ano, que trouxeram ganhos importantes em termos de prazos de recolha da informação e de maior eficiência nas fases de processamento de dados e de análise dos resultados.
Estes ganhos permitem hoje dispor da totalidade da informação recolhida para os dois primeiros meses (m-1 e m) da estimativa provisória do mês de referência m a publicar (trimestre móvel centrado em m) e de uma maior proporção de entrevistas concluídas para o último mês daquele trimestre móvel (m+1).
Assim, a partir do mês de referência de janeiro de 2017, o cálculo da estimativa provisória do trimestre móvel centrado no mês m é feito através da calibração do trimestre (composto pelos meses m-1, m e m+1) com informação incompleta para o 3.º mês (m+1), como se de um trimestre normal se tratasse. A estimativa continua a ter carácter provisório, mas deixa de ser feita uma projeção para o mês m+1, sendo totalmente assente em informação recolhida no âmbito do Inquérito ao Emprego. |