Nota introdutória
|
O Inquérito ao Transporte Rodoviário de Mercadorias (ITRM) é realizado desde 1987 e tem por principal objetivo a recolha de dados sobre o tráfego de mercadorias por estrada e as suas principais características (capacidade e grau de utilização do parque nacional de veículos, fluxos de tráfego e natureza das mercadorias). Com este inquérito pretende-se observar o transporte de mercadorias (nacional e internacional), por estrada, efetuado por veículos automóveis pesados de mercadorias - camiões e tratores, de matrícula nacional.
O ITRM, cujo âmbito geográfico é o Continente, realiza-se por amostragem, sendo a unidade estatística de observação o ¿veículo pesado de mercadorias, ou seja, camiões e tratores rodoviários matriculados em Portugal e licenciados para a atividade transportadora quando aplicável. O período de inquirição é de 13 semanas (91 dias) para cada trimestre, sendo necessário garantir uma representatividade trimestral para todas as variáveis. Com a informação produzida, o INE dá resposta às solicitações do Regulamento (UE) 70/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de janeiro, relativo ao levantamento estatístico dos transportes rodoviários de mercadorias, das entidades públicas e privadas relacionadas com o setor dos Transportes, assim como a necessidades internas de informação, designadamente do Departamento de Contas Nacionais.
Este inquérito tem sofrido algumas reformulações de forma a dar resposta às novas necessidades que surgiram, no âmbito do Eurostat. A 1 de janeiro de 1999, entrou em vigor o Regulamento (CE) Nº 1172/98, do Conselho de 25 de maio de 1998, tendo-se procedido em 2003 a alterações no domínio da metodologia de recolha e transmissão de dados, com vista ao cumprimento dessa exigência legal.
É ainda de assinalar a alteração metodológica introduzida em 2004. Com efeito, até 2003 os resultados eram apurados segundo o estrato inicial dos veículos. A partir de 2004 o apuramento da informação passou a ser efetuado segundo o estrato final de cada veículo, desde que os veículos tivessem registado movimento de mercadorias no período de referência.
No ano de 2008, o DMet foi atualizado para acomodar a revisão das nomenclaturas:
- a Classificação Portuguesa das Atividades Económicas, Revisão 3 (CAE, Rev.3);
- a Nomenclatura Uniforme de Mercadorias para as Estatísticas dos Transportes, Revisão 2007 (NST2007) e;
- a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (União Europeia), 2006
Em 2012 o ITRM foi integrado no Sistema Global de Gestão de Inquéritos (SIGINQ), introduziu-se a recolha através do WebInq e fizeram-se ajustamentos no processo de seleção e desenho da amostra. Os ajustamentos introduzidos consistiram na distinção entre a propriedade e a utilização do veículo, levando à introdução de novas unidades na amostra, e exclusão da base de amostragem,de veículos com mais de 30 anos.
Em 2015 um grupo de trabalho interdepartamental aprovou um conjunto de melhorias a implementar no ITRM, nomeadamente: ajustamento de alguns critérios de seleção para a constituição do universo de veículos e a criação da base de amostragem. Procedeu-se igualmente à revisão do suporte de recolha (questionário) e da metodologia de cálculo das estimativas anuais. Exclusão de veículos com mais de 25 anos da base de amostragem. |