Nota introdutória
|
O Índice de Preços na Produção de Produtos Industriais, surge em resultado das necessidades dos mais diversos utilizadores, internos e externos, que pretendem conhecer a evolução dos preços no produtor industrial do país assim como por força da Diretiva 72/211/CEE de 30 de maio de 1972, posteriormente substituída pelo Regulamento CE nº 1165/98, agora atualizado pelo Regulamento CE nº 1158/2005, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de julho, relativo aos Indicadores de Curto Prazo.
A implementação da Base 2015=100 introduz alterações metodológicas ao nível da atualização do cabaz de produtos e dos ponderadores e alarga ainda o âmbito de recolha ao mercado externo - zona euro, zona não euro e extracomunitário - de forma a dar cumprimento ao Regulamento (CE) nº 1158/2005 de 6 de julho do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos indicadores de Curto Prazo.
De forma a melhorar a qualidade dos resultados obtidos, além das alterações acima indicadas é ainda introduzida uma alteração no método de encadeamento do índice a partir do 2º ano da base. Estas mudanças motivaram a publicação da versão 4.0 do documento metodológico.
Em janeiro de 2020 atualizou-se a versão relativamente ao conjunto de indicadores estatísticos associados à operação estatística. |