Nota introdutória
|
O Inquérito ao Registo de Docentes do Ensino Superior insere-se no âmbito do desenvolvimento de operações estatísticas que visam contribuir para a criação de um sistema consistente que permite conhecer a composição do corpo docente de todos os estabelecimentos de ensino superior, em 31 de dezembro de cada ano. O primeiro período de referência dos dados diz respeito ao ano de 1996. Este inquérito dá cumprimento ao disposto no Decreto-Lei n.º15/96, de 6 de Março, que determina a obrigatoriedade da divulgação pública anual dessa informação.
A operação estatística é realizada através de um programa informático concebido exclusivamente para o efeito, com metodologia e universo próprios, tendo em vista a atualização da base de dados respeitante aos docentes de ensino superior e assegurar a difusão nacional e internacional no âmbito das estatísticas oficiais deste nível de ensino.
A versão 2.0, a vigorar a partir de 2014, resulta de alterações ao nível das variáveis de observação e do método de recolha, que passa a processar-se por envio à DGEEC da informação em ficheiro XML, ou pelo preenchimento dos dados na plataforma eletrónica PRIES/REBIDES.
A versão 2.1, a vigorar a partir de 2016, resulta da inserção de novas variáveis de observação. A variável "Área de Investigação" e a variável "ORCID". |