Documento metodológico 58 - Inquérito ao Emprego - Módulo ad hoc 2016 - Jovens no Mercado de Trabalho
Versão 1.1
Vigência Não vigente
Subtema 111411 - Emprego
Entidade responsável I000749 - Serviço de Estatísticas da Sociedade de Informação
Nota introdutória O Regulamento do Conselho n.º 577/1998, de 9 de março, relativo à organização e implementação de um inquérito por amostragem às forças de trabalho na União Europeia (UE), determina, no ponto 2 do seu artigo 4, a elaboração de um plano de módulos ad hoc de realização conjunta com o Inquérito ao Emprego (IE) no 2º trimestre, com o objetivo de definir, para cada ano, um conjunto suplementar de variáveis sobre assuntos considerados de interesse para a caracterização do mercado de trabalho. Neste contexto, o módulo "Jovens no Mercado de Trabalho" (JMT) insere-se no plano de módulos ad hoc estipulado para o triénio 2016-2018 (Regulamento Delegado da Comissão n.º 1397/2014, de 22 de outubro), a realizar no 2º trimestre de 2016, enquanto conjunto adicional de questões do IE. A implementação e as características técnicas do mesmo regem-se pelo Regulamento de Execução (UE) 2015/459 da Comissão, de 19 de março. Este módulo pretende responder à necessidade de coligir informação comparável do ponto de vista europeu sobre a transição dos jovens para o mercado de trabalho, com vista a monitorizar os objetivos definidos na Estratégia Europa 2020 e na iniciativa Juventude em Ação, designadamente os que respeitam ao abandono precoce de educação e formação e à escolaridade de ensino superior. O módulo incide, essencialmente, sobre a experiência profissional como parte do curriculum escolar, com especial enfoque em subgrupos específicos (jovens em situação de abandono precoce de educação e formação e jovens que não estão a trabalhar nem a estudar), bem como, sobre os apoios recebidos pelos jovens na procura de emprego. Adicionalmente, pretende também averiguar quais as razões que motivam o abandono escolar e o não prosseguimento dos estudos, assim como, ainda que muito superficialmente, a adequação das qualificações escolares às funções exercidas no trabalho (skills mismatch). A estrutura do JMT compreende dois submódulos distintos, traduzindo-se num questionário composto por vinte e oito questões: - Experiência educativa (quinze questões): Tem por finalidade obter informação sobre os aspetos que mais influenciam as perspetivas de carreira dos jovens através de um conjunto de questões acerca da experiência de trabalho durante os estudos, aprendizagem baseada no trabalho, nível adicional de educação formal e respetiva data de conclusão/abandono, razão que motivou o abandono escolar e o não prosseguimento dos estudos. - Encontrar trabalho (treze questões) Tem por finalidade determinar a forma como os jovens encaram a procura de trabalho e a ajuda que recebem para encontrar emprego, bem como avaliar em que medida as suas habilitações educativas correspondem às exigências do emprego atual. A par das variáveis regulamentadas e de reporte obrigatório ao Eurostat, o módulo foi acrescido de mais duas variáveis de interesse nacional. Uma delas tem por objetivo apurar o tempo que os jovens levam a entrar no mercado de trabalho após a saída da escola (de forma a possibilitar, neste aspeto em concreto, uma análise evolutiva e comparativa com o módulo de 2009). A outra, pretende aprofundar a informação sobre a discrepância entre qualificações e funções exercidas na atividade profissional. Para além destas, foram igualmente incorporadas outras três questões, em formato de texto e sem fins estatísticos, com o objetivo de obter informação adicional (apenas em relação a algumas situações muito específicas), de modo a possibilitar uma correta avaliação e interpretação dos resultados obtidos. Trata-se da terceira inquirição no âmbito desta temática. As duas anteriores edições ocorreram nos 2.º trimestres de 2000 e de 2009. No entanto, e embora tenham a mesma população-alvo, o questionário de 2016 segue uma abordagem diferente, pelo que não é linearmente comparável com os anteriores.
Tipo de operação estatística Inquérito Amostral
Tipo de fonte de informação
Documento Download 1963